O Artigo tem como objetivo criar uma escova dental biodegradável a partir de poliuretano derivado do óleo de mamona (PU), bem como a análise do comportamento mecânico de uma escova dental convencional, quando submetido à tração.
A pesquisa apresentou ótimas características quanto a textura e brilho, mas precisa de um leve polimento no cabo da escova, para remover rebarbas que sobraram depois da modelagem.
Relacionado a absorção de água e da saliva artificial, concluíram que o PU tem maior absorção com a saliva artificial, mas a sua absorção de água é maior do que encontrados em uma escova de polipropileno (PP). Importante ressaltar que os testes foram realizados mergulhando completamente as escovas em ambos os meios, coisa que não acontece no nosso cotidiano, com as escovas convencionais.
Concluíram que a escova criada de PU superou a escova de PP em todos os aspectos, tração, rigidez, resistência e etc., conforme já era esperado, entretanto os valores de poliuretano são iguais nas respectivas escovas mostrando que com pequenas alterações de Design a escova de PU pode alcançar a mesma carga de ruptura e a mesma rigidez estrutural da escova de PP.
No fim, foi sugerido outras pesquisas com esses mesmos materiais para aprimorar o design da escova criada, inserir cerdas de nylon para observar aspectos voltados a ergonomia, e realizar mais alguns testes para avaliar quanto as propriedades podem ser alteradas durante o uso da escova.

Nenhum comentário:
Postar um comentário