Essa inovação de materiais que vivenciamos sugere uma abertura de possibilidades e otimização de recursos, tornando a escolha dos materiais quase ilimitada. Para os designers quanto ao projeto de produto isso sugere utilizar os materiais e métodos de fabricação como fatores de inovação. Os materiais devem ser vistos como um estímulo á criatividade em sua aplicação, podendo ser utilizado como uma forma de sedução ao produto. A escolha dos materiais e dos processos de fabricação torna-se caracterizador do conceito do produto e não somente se limitando a um problema de engenharia gerando possibilidades e inovação com
referência ao design (LESKO 2004).
Os calçados que se incluem ao desenvolvimento sustentável, estão no mercado em sua minoria, mas verificamos um crescimento gradual de usuários que se interessam por esses produtos (SILVA 2005).
Dentre estes polímeros os quais são empregados reforços de fibras usa-se o poliuretano com grande demanda na produção de solados de calçados, devido à alta resistência à abrasão, flexão e rasgo, elasticidade e flexibilidade mesmo em temperaturas baixas, são termofixos e isolantes térmicos de baixa densidade que permite injeção direta em cabedais. Além dessas propriedades o processo de fabricação é simples, pois utiliza-se apenas intermediários líquidos e caracteriza-se por moldar formas complexas.
Foi realizado um estudo exploratório de planejamento das misturas da resina PU com variações de celulose e lignina em 10, 20, 30, 40, 50% de carga em função das propriedades e microestrutura, os resultados preliminares obtidos pela microscopia eletrônica de varredura foram: 20% lignina apresenta mudanças na morfologia, que contribui na maleabilidade do material, em contrapartida a mistura com a celulose a partir de 30 % em sua composição proporciona alterações significativas em sua forma estrutural (morfologia da partícula) ocasionando o aumento na maleabilidade e ductilidade do material, a lignina junto com a celulose a 20% misturado ao PU gera uma mistura com melhores propriedades quanto a maleabilidade apresentando menos fraturas no material.
Referência:
Artigo: Aplicação de fibras a base de celulose em resinas poliuretanas para a fabricação de calçados
FATEA - 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimentot em Design
Nenhum comentário:
Postar um comentário